domingo, 24 de outubro de 2010

Coitado do português...

De que adianta um país de analfabetos fazer reforma ortográfica se nem acentuar as palavras as pessoas sabem direito?

Olha, de todos os erros que vejo no dia a dia, o campeão disparado é o “a”.

Quando é pra ser , do verbo haver, as pessoas adoram esquecer o H, quando não pioram colocando um acento agudo, pra deixar mais bonito.

Quando é pra ser preposição, o povo fica naquela dúvida: Tem crase ou não tem? Daí vem a lambança. É ha (sem acento mesmo), á (nossa, esse é campeão!), há...

Quando é pra ser artigo, o povo acha que é preposição, e viaja do mesmo jeito, colocando acento pra tudo quanto é lado. Pra indicar se um número vai de X a Y, geralmente enfiam o acento agudo também.

Gente, pelo amor de deus! “A” COM ACENTO AGUDO (á) SOZINHO NÃO EXISTE!!!

O pior de tudo é que vi num congresso, esses dias, uma apresentação de uma professora super graduada, cheia de renomes, e... No meio de um slide, em vermelho gritante, para todos verem, estava lá: ALGUMA COISA Á ALGUMA COISA. Se existe uma coisa que faça cair o conceito de uma pessoa pra mim, é esse erro crasso de português. Porque, puta merda! Se tá na dúvida se tem acento ou se não tem, deixa sem que é mais bonito. Mas inventar um “á” ou confundir verbo com preposição ou artigo é demais, né, gente?!

O que custa escrever certo? Se tem dúvida, procure e aprenda! É só digitar “á” no Google que ele vai te dizer “Você quis dizer “à”?” e tudo fica mais bonito.

Para o bem estar da nação, APRENDAM A ACENTUAR AS PALAVRAS. É o mínimo que qualquer brasileiro precisa saber da língua portuguesa. Só depois de conseguir descobrir que “a” você usa, preocupe-se em saber se micro-ondas escreve tudo junto ou separado na nova (patética) ortografia brasileira.

3 comentários:

  1. "Á" é pra morrer mesmo. Li num blog de um jornalista, hoje mesmo, alguém escrevendo um "a" no lugar de "há". Incrível uma pessoa não saber a diferença de um artigo/preposição e um verbo.

    ResponderExcluir
  2. Ih gente, isso é o de menos, e quando a gente lê TRAS, do verbo TRASER, sabe? :S

    ResponderExcluir
  3. Nossa Helo, me identifiquei demais com sua irritação agora ahuahuahuahuahhau

    A crase também é motivo para todo mundo sair errando... Se as pessoas "craseiam" o bendito A até mesmo antes de palavras masculinas, imagina se saberão fazer uso correto do bendito acento... rsrsrs

    ResponderExcluir