sábado, 14 de maio de 2011

Minha nota sobre "Mamma Mia!"


Ah! Como eu sempre digo: Se eu morasse em São Paulo... Eu seria a pessoa mais FRUSTRADA do mundo – porque tem tanta coisa pra fazer naquela cidade, tanto lugar bom pra comer e tanto evento cultural pra ir, que eu, pobre estagiária, não teria dinheiro para fazer nem 1/8 de tudo o que quisesse.

Uma das coisas que eu faria sempre, se morasse lá, seria ver mais de uma vez o mesmo musical (eu sou louca por musicais, talvez isso explique), porque parece que uma única vez não é o suficiente pra eu conseguir absorver tudo o que a história canta.

Fui ver “Mamma Mia!” e, óbvio, fiquei maravilhada. Primeiro que ouvir e sentir a música de uma orquestra contemporânea é maravilhoso; Segundo que ouvir artistas cantar uma música sem desafinar é mais maravilhoso ainda.

O musical começa com Pati Amoroso cantando “Um sonho meu/I Have a Dream”, e se desenrola em torno de canções eternizadas pelo grupo sueco ABBA, com traduções tão perfeitas, sincrônicas e rimadas que parece que as músicas foram escritas todinhas em português. Aqui deixo meu orgulho a Cláudio Botelho, pela adaptação das letras: Nunca vi um musical com uma versão tão perfeita.

Toda a história se segue, mais humorada e bem melhor cantada que no filme (a qualidade dos cantores é incomparável). No elenco também estão Kiara Sasso, a rainha dos musicais brasileiros (e a minha eterna Christine), Saulo Vasconcellos (cuja voz eu AMO de paixão, mas... ELE NÃO ESTAVA NO DIA EM QUE EU FUI! – Isso me deixou extremamente triste), entre outros renomados artistas que já atuaram em diversos musicais brasileiros.

Bom, apesar de meu cantor de musicais favorito não estar no Mamma Mia! quando fui assistir à peça, venho aqui dizer a todos que o substituto dele, o ator e cantor Leonardo Diniz, foi sensacional. Um ator divertidíssimo com uma voz maravilhosa.

Críticas? Ao musical, não tenho. Senti só uma vontade de ouvir mais forte a música “Por entre os dedos meus/Slipping through my fingers”, cantada por Kiara Sasso, mas o momento da história exigia palavras presas na garganta, para conter o choro de uma mãe que está “perdendo” sua filha para o casamento.

Se pudesse criticar alguma coisa, criticaria o preço dos produtos da lojinha oficial: Uma camiseta custar mais caro do que eu paguei pra ver o musical é um absurdo. Já me disseram que o valor alto se deve aos direitos autorais – o que eu acho ridículo, visto que o produto só é vendido ali. Muitos comprariam uma camiseta de R$ 35,00 ou R$ 40,00, mas... Quem paga R$ 70,00 em uma simples camiseta, minha gente?! – Resultado: Não comprei uma camiseta do musical para mim.

Meus planos agora são voltar ao teatro antes que a temporada termine, pra conseguir ver o musical, de novo, com meu cantor de musicais preferido. Saulo já me fez chorar com o Fantasma da Ópera, já me fez rir com o gato Old Deuteronomy, e... Agora eu preciso ouvi-lo cantando música contemporânea para ele eternizar, para mim, Sam Carmichel.

Quem topa ir comigo? ;)

5 comentários:

  1. Ah eu sou louca por musical também! A única coisa que eu lamento é só poder ter ido em dois até hoje, A bela e a Fera e Cats, e de ter ficado em cima em Cats, que é meu musical favorito de todos os tempos.....com certeza eu iria de novo e de novo em qualquer um deles ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o musical, claro, mas não tem jeito de adorar as versões. Achei só melhores que as do Fantasma da Ópera. Não tem jeito, eu não gosto de versões. Sempre me soam falsas.

    Eu gosto de Saulo Vasconcelos, mas ele ficou melhor de fantasma que de Sam.

    Enfim, sempre vale a pena. E eu seria uma pobre, se morasse em São Paulo, mas iria a todos os musicais.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vi o Saulo como Sam (ahhhh!! =~~~~), mas eu acho que ele será meu eterno fantasma. Eu lembro até hoje dele cantando a versão "dark" de "música da noite" em cima daquele anjo, acima do palco, com a voz engasgada de choro e ódio. Eu chorei tanto naquela cena...

    Eu também iria a todos os musicais se morasse em sampa. Seriam minha prioridade. Se sobrasse dinheiro, eu gastava com o resto rs

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é muito bom por isso vim até o seu espaço e gostei muito do que li por aqui. Tenho um blog Tb gosto d++ de poemas. E estou te seguindo se VC puder da uma passada La no meu blog. VAI SER UM PRAZER SE PUDER ME SEGUIR...Bejs . Déia.........
    Esse é o link do meu blog
    http://wwwdeiablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ir!!!
    Helo, Quando termina a temporada?
    Será que eles vem pra cá? (sonha, Cris, sonha...)
    Será? Será? Será?

    ResponderExcluir