Conflito Religioso...

Hoje já não ligo mais se as pessoas têm medo, criticam ou desmerecem a minha religião. Havia uma época que eu me importava mais em reafirmar o espiritismo para os outros, até que percebi que estava me tornando uma fanática patológica (sim, fanatismo patológico é pleonasmo, eu sei), e parei. Parei porque eu questiono muito coisa dentro da minha própria religião, e não me sinto herege nem má por isso. Não sou e nunca fui de acreditar cegamente em tudo o que me dizem.

Sempre fui criada na doutrina espírita, apesar de ter sido batizada, mas nunca consegui enxergar em um homem o poder divino, como o representa um padre ou um pastor.

Apesar de muitos serem católicos, eu nunca me interessei por uma religião que me impusesse regras (sei que é opção da pessoa seguir ou não as regras, mas vocês entenderam). Sempre fui muito livre na minha religião para optar por meus próprios passos.

Ultimamente brinquei que estava fazendo quaresma de lactose, porque coincidentemente a minha dieta sem lactose terminaria na sexta-feira santa, e por isso comecei a pensar mais a respeito do que significa a quaresma, hoje, pro brasileiro. Descobri que alguns até jejuam durante a sexta-feira santa todinha, e ficam rezando, como forma de penitência, e fiquei simplesmente abismada. Meu deus!

Sempre me perguntei qual era o sentido de se abdicar de algo material para um motivo religioso. Esse martírio da quaresma que se resumiu, em grande parte, a uma desculpa para fazer dieta, pra mim nunca teve muito sentido. Será que deus realmente vai se preocupar se você deixar de comer chocolate por 40 dias? Será que ele vai se preocupar se você jejuar um dia na sua vida, sendo que muitos são obrigados a jejuar todos os dias porque não tem o que comer? Realmente é uma penitência? Eu não acho que seja, mas também não sou católica pra saber o “feeling” da coisa.

Já que os 40 dias entre o carnaval e a páscoa tem a sua simbologia religiosa, não seria mais digno moralmente você se propor a ajudar alguém por 40 dias, mudar a vida de alguém por 40 dias, pensar em como melhorar algo no mundo em 40 dias, do que simplesmente se abster de... comer, beber? De que adianta ficar 40 dias sem comer carne, se no domingo de páscoa está todo mundo lá comendo churrasco pra tirar o atraso da picanha? Não é a situação mais hipócrita do mundo essa, de você se proibir de comer carne e depois comer um boi todinho e se entupir de chocolate e refrigerante quando o tempo passar?

Talvez o catolicismo ensine a verdadeira razão de se fazer tudo isso, e eu não saiba porque nunca fui à catequese, mas, vendo isso de fora, como alguém que tem a mente aberta para tentar entender todas as religiões, eu me pergunto: O que muda na sua vida ficar 40 dias se proibindo de comer ou beber algo? Isto faz de você alguém melhor? Isso faz você evoluir espiritualmente?

Pense nisso.

Comentários

  1. Fiquei curioso pra saber o que realmente significa o jejum durante a quaresma. As melhores explicações mencionam tristeza, luto, exercício de fé. Para os que acreditam nisso, é um período bem importante. Nesse Site tem uma explicação boa. Ainda assim, continuo questionando o que leva pessoas a acreditarem que um Deus bondoso faz pessoas sofrerem.

    ResponderExcluir
  2. Mateus 6:5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
    Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
    Mateus 6:16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
    Mateus 6:17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
    Mateus 6:18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em segredo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sou água

Momento (E)Terno

Você já analisou o Efeito Borboleta da sua vida?